II Ciclo de Estudos do AEE - Proposta do Ciclo

 

SAEE: O Ensino e a Aprendizagem em discussão 

(24 e 26 de novembro de 2020)

  • Proposta:

Considerando a necessidade de promover II Ciclo de Estudos de Educação Especial com momentos de reflexão e relatos de experiências exitosas neste ano de pandemia, onde, dentre os vários desafios que as redes de Educação enfrentam para manter os estudantes próximos à escola e em algum contexto de aprendizagem, destaca-se a importância da inclusão como processo dinâmico de valorização e respeito às diferenças, garantindo assim a educação que é um direito de todos.

A 36ª CRE, juntamente com o Serviço de Atendimento Educacional Especializado e, em parceria com a TEAmor, propõe este momento de formação continuada e de sensibilização, para que em colaboração, possamos pensar o ensino e a aprendizagem dos alunos com deficiência, 

Objetivo Geral:

O II Ciclo de Estudos Pedagógicos de Educação Especial da 36ª CRE, objetiva compartilhar e discutir, temas referentes à aprendizagem dos alunos com deficiência neste ano de pandemia, considerando o processo de escolarização e inclusão escolar. 


  • Público alvo

Diretores, Coordenadores Pedagógicos, Orientadores Educacionais, Professores e Funcionários da Rede Estadual, Alunos do Curso Normal e Comunidade em geral.


  • Formato:

O II Ciclo de Estudos acontece nos dias 24 e 26 de novembro de 2020 de forma assíncrona. A Palestra e os Relatos de Experiência serão disponibilizados às 19h, conforme programação, no site da 36ª CRE www.36creijui.com. 

A certificação será de 08 horas, gerada após envio do formulário Atividades.


  • Certificação:

A certificação será de 8h com inscrição de Sistema de Certificação do Estado do RS. Para validação da mesma, deverá ser preenchido formulário específico no site destinado ao Ciclo de Estudos, elencando aspectos relevantes da palestra.


  • Palestra:

     A aprendizagem do aluno autista em processo de escolarização e inclusão escolar diante do contexto de pandemia.”

Palestrantes: AssociaçãoTEAmor- Ijuí e a Professora Drª. Marta Estela Borgmann - Unijuí

A TEAmor: Associação dos Familiares, Amigos e Pessoas com Autismo, que no ano de 2018, a partir da primeira Audiência Pública sobre Autismo em Ijuí, resolveram se unir na busca por políticas públicas que viabilizassem o atendimento das pessoas com Transtorno do Espectro Autista, o apoio e acompanhamento para os familiares, a divulgação para conscientização e inclusão das pessoas com Autismo e a garantia e respeito aos seus direitos.

Dr. Marta Estela Borgmann: Possui graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (1988) e Pedagogia pela Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, (2011), mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Educação nas Ciências pelo mesmo programa. Realizou doutorado no exterior na modalidade sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na universidade do Porto, Portugal. Exerce o cargo de professora Titular no Departamento de Humanidades e Educação - UNIJUI. É coordenadora do Núcleo de Acompanhamento e Acessibilidade da UNIJUI junto a Vice Reitoria de Graduação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação especial e educação inclusiva. Atua com projetos de extensão na área da alfabetização e dificuldades de aprendizagem.

PROGRAMAÇÃO

 

24/11


19h - Abertura Oficial

 

19h -Palestra com TEAmor e Professora Dr. Marta Estela Borgmann: “A aprendizagem do aluno autista em processo de escolarização e inclusão escolar diante de um contexto de pandemia.”

 

26/11 


19h – Palestras

19h – Relatos de Experiências











Confira as Palestras e Oficinas

Confira as Matrizes e Organização

Confira a Formação da 36ª CRE