III Seminário CIPAVE + - Proposta do Seminário

 


III SEMINÁRIO CIPAVE +

PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA E PROMOÇÃO DA SAÚDE

NA COMUNIDADE ESCOLAR

 

O III SEMINÁRIO CIPAVE + constitui-se num evento significativo para a comunidade que compõe as escolas de abrangência da 36ª CRE. Voltadas para Orientadores Educacionais, Professores e Alunos interessados, as palestras visam ampliar o conhecimento sobre a CIPAVE+ quanto à prevenção de acidentes e violência na escola, sobre a violência sexual e autoprovocada em crianças e adolescentes, saúde e questões de genêro, sobre a metodologia da Justiça Restaurativa, dos Círculos de Construção de Paz e sobre a Saúde do Servidor.

Entendendo-se a importância da formação continuada dos profissionais educacionais, o III Seminário CIPAVE + é um espaço de diálogo, reflexão e ampliação de conhecimentos para toda a comunidade escolar. Para tanto, a 36ª CRE legitima o evento como um espaço importante para elaborar metas a serem desencadeadas, proporcionando apoio pedagógico para as escolas tornarem efetiva a Cipave + no ambiente escolar.

 

OBJETIVOS

Geral: 

 

Promover a aprendizagem e reflexões que propiciem o enfrentamento das situações que causam desarmonia no ambiente escolar. 

Específicos:

        Compartilhar e atualizar conhecimentos da nova plataforma Cipave+, PROSER, CEVS, Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz.

        Sensibilizar a comunidade escolar da importância do Programa Cipave+ no ambiente escolar.

        Sensibilizar os participantes do seminário para o uso das ferramentas da Justiça Restaurativa para tratar os conflitos dentro e fora da escola. 

        Refletir sobre o novo papel dos educadores frente aos desafios do afastamento social de alunos e professores.

 

METODOLOGIA

O seminário acontece nos dias 11 e 13 de novembro de 2020 com a realização de quatro web palestras. Todas com disponibilidade às 19h, conforme programação, no site da 36ª CRE www.36creijui.com. 

CERTIFICAÇÃO

A certificação para o seminário será de 20 horas, gerada após envio do formulário Atividades.

Para tanto, o cursista deverá preencher formulário específico no site.

PROGRAMAÇÃO






Maurício Polidoro- professor doutor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul em Porto Alegre, pós-doutor em Saúde Coletiva e docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família da FIOCRUZ/UFRGS

Delegada Sônia Maria Dall'Igna- Coordenadora CIPAVE, Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais-UNISINOS, Mestre em Tecnologia da Informação- UFSC.

Andréa Novo Volkmer- Secretaria da Saúde/Centro Estadual de Vigilância em Saúde (SES/CEVS), Graduada em Serviço Social- PUCRS.

Katiane Boschetti da Silveira - Pedagoga, facilitadora e instrutora de Curso de Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz.

Claudia Flores Rodrigues - Proser – Programa de Saúde do Servidor. Mestrado Educação nas Ciências- UFSM, Doutorado em Educação- PUCRS. 

Daniel Canavese - Dr. em Ciências da Saúde (FM/USP), Mestre em Saúde Coletiva, Professor Associado de Saúde Coletiva (UFRGS), Linhas de Pesquisa: desigualdades sociais racializadas e generificadas.



Confira as Palestras e Oficinas

Confira as Matrizes e Organização

Confira a Formação da 36ª CRE