XVI Seminário de Tecnologia Educacional: Proposta de Seminário/Orientações


O Seminário de Tecnologia Educacional constitui-se num evento significativo para as escolas de abrangência da 36ª CRE do qual participam especialistas, professores, alunos, funcionários e universitários interessados em estudar e difundir a utilização das Tecnologias de Comunicação e Informação. 

O Seminário tem como objetivo a formação continuada de professores no uso e apropriação das ferramentas tecnológicas na escola. Para tanto, o Núcleo de Tecnologia Educacional legitima o seminário como um espaço importante para dialogar com a comunidade escolar e, conjuntamente elaborar metas de ações a serem desencadeadas proporcionando apoio técnico e pedagógico para as escolas implementarem o uso das TICs em seus projetos.

OBJETIVOS

Geral: 

Promover momentos de aprendizagem e contato com outras formas de ensinar e aprender, através de recursos inovadores oportunizados pela inserção da Educomunicação  no planejamento e prática pedagógica do professor, ampliando assim, as possibilidades de  reencantamento de educadores e educandos pela construção significativa da aprendizagem, contribuindo desta forma na  formação do sujeito em sua totalidade. 

Específicos:

  • Compartilhar e atualizar conhecimentos da Educomunicação.
  • Sensibilizar a comunidade escolar da importância da tecnologia como ferramenta para novas estratégias de aprendizagem.
  • Sensibilizar os participantes do seminário para o uso efetivo da tecnologia e sua inserção na sociedade que hoje é essencialmente digital
  • Refletir sobre o novo papel dos educadores frente às novas tecnologias de informação e comunicação.

 METODOLOGIA

O seminário acontece nos dias 21, 23 e 25 de setembro de 2020 com a realização de quatro web palestras e quatorze oficinas de práticas metodológicas. Todos com disponibilidade às 19h, conforme programação, no site da 36ª CRE www.36creijui.com. 

A certificação para o seminário será de 20 horas, gerada após envio do formulário Atividades.

CERTIFICAÇÃO

Para certificação o cursista deverá preencher formulário específico no site destinado ao Seminário, elencando aspectos essenciais de ao menos: 2 palestras e 2 oficinas.

PALESTRAS 

OFICINAS

 

PROGRAMAÇÃO

 

21/09

 

19h - Abertura Oficial

19h - Palestra com Nedisson Gessi - Metodologias Ativas: Novas Competências Docentes para o Século XXI;

19h - Palestra com Diogo Mendes - Ampliando as possibilidades da sua sala de aula com a Realidade Aumentada;

 

23/09 

19h - Palestra com Márcio Machado - Educação e tecnologia: planejamento docente;

19h - Palestra com Rogério Hansen - Transformação Digital e a escola omnichannel;

 

25/09

 19h - Oficinas de Práticas Metodológicas 

Confira as Palestras e Oficinas

Confira as Matrizes e Organização

Confira a Formação da 36ª CRE