Encontro com estudantes da Rede marca abertura do ano letivo de 2020

A Secretaria Estadual da Educação lançou, na manhã desta quarta-feira, 19 de fevereiro, a 1ª edição do encontro Diálogos com a Seduc. O evento, realizado no Auditório da Mantenedora, no 2º andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), marcou o início do calendário letivo de 2020. Na ocasião, 30 estudantes da rede estadual, sendo um representante de cada Coordenadoria Regional de Educação (CRE), tiveram a oportunidade de estar em um bate-papo informal com o secretário estadual da Educação, Faisal Karam, e com a secretária adjunta da Educação, Ivana Flores.
Extremamente criativos, inovadores e talentosos, os estudantes abordaram questões sobre o Novo Ensino Médio, a robótica educacional, a inclusão de pessoas com deficiência, o plano de carreira do magistério e o incentivo de atividades empreendedoras, musicais, esportivas e culturais em sala de aula.
“O aluno do século 21 está conectado o tempo todo na internet e tem acesso instantâneo a diversos conteúdos. Nós, gestores e professores, temos que falar a linguagem dos alunos para construirmos uma Educação de qualidade. Queremos aproveitar as potencialidades e dar condições para que eles utilizem os seus talentos”, destacou o secretário Faisal.
Na abertura do evento, a aluna Emilly Ramos Wendt, da região 6ª Coordenadora Regional de Educação (CRE), de Santa Cruz do Sul, perguntou, aos gestores estaduais, qual era o maior sonho deles. Na ocasião, a secretária adjunta de Educação, Ivana Flores, respondeu:
“ O maior sonho do professor é realizar os sonhos dos seus alunos. Nós, educadores e gestores, lutamos todos os dias para fazer com que as crianças e jovens do Rio Grande do Sul possam realizar-se, capacitar-se e ter condições de ir em busca daquilo que mais desejam”, disse.
Diversidade
Os jovens selecionados para participar do 1º encontro Diálogos com a Seduc são representantes de escolas estaduais. Entre eles, estão medalhistas em olimpíadas de Matemática, Língua Portuguesa, Astronomia e Astronáutica, projetistas premiados internacionalmente na área de robótica educacional, poetas, escritores, atletas paralímpicos medalhistas e verdadeiros campeões na superação.
Este é o caso do estudante do Colégio Tiradentes, de Três Passos, Tiago Mateus Linck. Ele tem 12 anos e é portador da síndrome de tetra-amelia, o que acarretou a ausência dos quatro membros ao nascer. Extremamente inteligente e hábil com as palavras, o jovem é palestrante motivacional desde os 9 anos e já realizou mais de 150 palestras dentro e fora do país.  Ele ajuda adolescentes que estão em depressão dando o seu exemplo de vida.
Estudante Tiago Link é representante da 21ª CRE e dá palestra motivacionais para adolescentes em depressão
Estudante Tiago Linck é representante da 21ª CRE e dá palestra motivacionais para adolescentes em depressão - Foto: Lucas Nogare
“Meu objetivo é falar para as pessoas acreditarem e nunca desistirem dos seus sonhos. Todos na vida têm um aprendizado e um futuro e o meu é ajudar.  Deus me mandou aqui para auxiliar os que estão passando por dificuldades. Eu vejo muitos casos de pessoas que estão em depressão, se automutilam e muitas vezes tiram a própria vida. Por isso, eu digo sempre: não desistam, eu teria muitos motivos para desistir e não fiz. Tenho uma família que me apoia e Deus do meu lado. Deus é tudo”, revelou.
O pai de Tiago, Jair Linck, contou que o estudante é fã do australiano Nick Vujicic e que a partir daí ele começou a querer ser palestrante motivacional. “Meu filho procura ajudar as pessoas, dando apoio aos adolescentes para saírem da depressão e conscientizando sobre a importância da vida. Tenho muito orgulho dele”, afirmou.
Outra história de superação emblemática é a do aluno José Arthur Quines Furtado, de 15 anos. Ele tem deficiência visual e estuda no Colégio Estadual Coronel Neto, de Livramento, na região da 19ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). É medalhista de ouro na modalidade 50 metros nado costas e medalhista de prata na modalidade 50 metros nado crawl nas Paralimpíadas Escolares. Além disso, é medalha de ouro na modalidade de 100 metros nado peito. “Eu achei este encontro muito bom. É uma grande experiência poder compartilhar este momento grandioso com os colegas de outras regiões do Estado. Estou muito feliz e agradeço à 19ª CRE pela oportunidade”, enalteceu.
O aluno Mateus Schan Zawaski estuda no Colégio Tiradentes de Ijuí, na região da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Duas vezes medalhista de ouro e duas vezes medalhista de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMP), o jovem considera importante a questão da disciplina para o desenvolvimento educacional. Na sua pergunta, destinada ao secretário estadual de Educação Faisal Karam, ele questionou como seria possível inserir estes elementos nas demais escolas do Estado. “ A disciplina, na minha opinião, é fundamental para se obter bons resultados. Por isso, trouxe esta questão para debate”, explicou.
Isabelle Bonini Gabbi, de 10 anos, é poetisa e escritora. Ela, que já conheceu o governador do Estado, Eduardo Leite, devido à sua obra Adara, Confissões de uma Órfã, é representante do Colégio Estadual Três Mártires, da região de Palmeira das Missões, na 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). A estudante falou sobre a importância da educação na vida de crianças e jovens.  “Para mim é uma honra muito grande estar aqui. Eu acredito que a Educação nos torna mais preparados para enfrentar todas os desafios da vida. Com ela, temos uma formação moral e intelectual muito importante para nossa vida”, destacou.
Estudante Isabele é poetisa e declamou um poema em homenagem à educação
Estudante Isabele é poetisa e declamou um poema em homenagem à educação - Foto: Lucas Nogare Peres
Confira mais fotos
Confira a reportagem


FONTE: Canal oficial do governo gaúcho. - SEDUC_RS 
INSCREVA-SE e saiba em primeira mão as notícias do Rio Grande do Sul. Siga também nossos perfis no twitter @governo_rs, facebook GovernodoRS e no portal do governo: http://www.rs.gov.br/ Acesse este espaço também par Crédito: Governo do Rio Gran

Confira as Palestras e Oficinas

Confira as Matrizes e Organização

Confira a Formação da 36ª CRE