Como funcionarão as aulas remotas?
As atividades serão oferecidas por meio da plataforma Google Classroom, disponibilizada pela Google for Education. Ela proporciona a criação de uma sala de aula virtual com diversos recursos à disposição de alunos e professores como chamadas de vídeo, apresentações interativas, exibição de aulas síncronas e assíncronas, sala virtual de professores, pátio/recreio virtual para os estudantes e Serviço de Orientação Educacional (SOE), entre outros.
De que maneira alunos e professores aprenderão a usar a plataforma Classroom?
Para que todos estejam preparados para a utilização da plataforma, a Secretária Estadual da Educação do Rio Grande do Sul realizará capacitação durante o mês de junho com os professores e estudantes da rede. Isso ocorrerá em duas etapas:
A primeira etapa, chamada de Ambientação Digital, ocorrerá entre os dias 1º e 13 de junho e envolverá o processo de inserção dos professores e alunos na plataforma Google Classroom. Nesse período, serão detalhadas as informações de acesso, como login e senha, para que todos possam iniciar o período de capacitação. Aqui, os estudantes e educadores iniciam o processo de aprendizado sobre a utilização de todos os recursos disponíveis na plataforma.
A segunda etapa, que começa em paralelo no dia 8 de junho, promoverá as capacitações em Letramento Digital, fornecendo aos professores o conhecimento para a preparação de aulas na forma não presencial. Os conhecimentos digitais dos alunos também serão avaliados nessa etapa, a fim de que seja possível compreender o nível de entendimento sobre a plataforma de ensino. A partir do resultado dessa avaliação, será possível reforçar aspectos que não estejam claros aos estudantes, para que, em seguida, possam iniciar as lições.
A partir do dia 29 de junho, iniciam as aulas que utilizam a Matriz de Referência, definida por componente curricular de cada ano. Esta matriz será norteadora das aprendizagens para este novo modelo híbrido de ensino (presencial e não presencial).
Quem conduzirá as capacitações e oferecerá o suporte para que os professores e alunos acessem a plataforma?
A certificação será realizada pela equipe da FULBRA. Ainda, o suporte no caso de dúvidas estará à disposição em 3 turnos por telefone e e-mail. Para suporte presencial, é necessário o agendamento com a Coordenadoria Regional de Educação.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a sua Coordenadoria Regional de Educação.
De que forma alunos e professores que não têm acesso à internet participarão das aulas?
A Seduc disponibilizará internet patrocinada no celular, exclusivamente para conteúdos educacionais, para alunos e professores que não possuem acesso.
Qual será a solução oferecida para quem, além de não ter internet, não possuir aparelho eletrônico para o acesso?
Para aqueles que não possuem aparelho celular as escolas funcionarão em regime de plantão com agendamento, respeitando todos os protocolos de saúde, para que possam utilizar a estrutura da instituição de ensino.
Já nos casos de alunos que não tenham nenhuma possibilidade de acesso digital, as coordenadorias e as escolas farão a entrega de conteúdo diretamente na casa dos estudantes.
Haverá marcação de presença para os alunos?
Sim. A presença se dará pela participação do aluno dentro do ambiente virtual. O registro será feito pelos professores por meio do Diário de Classe Online, presente no aplicativo “Escola RS”.
Quando as aulas remotas serão encerradas?
As Aulas Remotas seguirão por todo o ano de 2020. Mesmo diante de um retorno de aulas presenciais, em data não estabelecida, as Aulas Remotas permanecerão ocorrendo, o que caracterizará o Modelo Híbrido de ensino adotado na rede, envolvendo aulas presenciais e não presenciais.
Sou professor e já tinha uma turma no Google Sala de Aula (Classroom). Como transferir o conteúdo da turma antiga para a nova turma (oficial)?
Essa transferência deve ser feita manualmente pelo professor, salvando o conteúdo e as atividades em seu computador e inserindo manualmente na nova turma.