Oi, Educador!
Durante o período da pandemia da COVID-19, há uma necessidade imediata de planejar e se comunicar de uma forma diferente, desenvolvendo estratégias de alto nível e liderança para permitir o ensino online com tecnologia.
O Google Classroom é uma ferramenta simples, acessível e popular usada para ministrar aulas online. Professores e alunos da rede Estadual de Ensino, que necessitam possuir o acesso pelo @educar, basta clicar na imagem abaixo:
O que é o Google Classroom?
O Google Classroom é um serviço gratuito feito especialmente para professores e alunos. Inicialmente criado para as escolas que fazem parte do projeto Google for Education, ele faz uso do serviço de armazenamento em nuvem Google Drive, a fim de que possam facilitar a relação entre os estudantes, os professores e os deveres de casa.
Uma vez que a turma esteja conectada, as tarefas passam a ser organizadas de forma online. Além dessa facilidade, esse aplicativo, que já pode ser utilizado também em aparelho celular, possibilita ao aluno tirar fotografias e compartilhar os arquivos de outros aplicativos com os seus amigos. Qualquer um dentro do grupo de aula poderá enviar arquivos PDF para o restante da turma pelo celular.
Como funciona o Google Classroom?
A ferramenta funciona, basicamente, como um sistema que gerencia todos os conteúdos, sendo mais um dos aplicativos disponibilizados pelo Google. O seu principal objetivo é facilitar e tornar simples a criação, a distribuição e a avaliação dos trabalhos.
Hoje o aplicativo já se encontra disponível, de forma gratuita, tanto nos navegadores web quanto nas formas de aplicativos para os sistemas Android e iOS. Graças à sua navegação otimizada, é possível utilizá-lo de qualquer dispositivo.
Funções do Google Classroom
Desenvolvido para pessoas que possuem projeto educacional e estão querendo reunir alunos em uma plataforma digital, o Google Classroom é bem simples de ser utilizado, e permite que você crie uma sala de aula, adicione os alunos por e-mail e elabores alguns deveres para compartilhar na agenda da sala. Ainda é possível que haja interação em tempo real com os alunos, estando dentro ou fora da sala de aula.
Entre os seus recursos do sistema de gerenciamento de conteúdo estão a anexação de links e arquivos relevantes. Ainda é possível destacar uma data para a conclusão das tarefas. Quanto aos alunos, eles poderão visualizar os conteúdos e as tarefas da sala de aula, além de poderem anexar o trabalho pronto e enviar ao professor por meio da ferramenta.
Uma vez criada, a sala de aula virtual possui três funções: mural, alunos e sobre. O “mural” é onde estão os acontecimentos das outras redes sociais. Nele estão as principais atividades da turma.
Grupo de educadores Google
O documento contém muita informação bacana e pode ser acessado no link: http://bit.ly/covid19gegbrasil
Para fazer parte da nossa comunidade clique aqui: https://chat.whatsapp.com/KA05gZy3lMYHmqxnQOltdK