36ª CRE orienta professores para criação de Sala de Aula Virtual


Oi, Educador!
Durante o período da pandemia da COVID-19, há uma necessidade imediata de planejar e se comunicar de uma forma diferente, desenvolvendo estratégias de alto nível e liderança para permitir o ensino online com tecnologia.

O Google Classroom é uma ferramenta simples, acessível e popular usada para ministrar aulas online. Professores e alunos da rede Estadual de Ensino, que necessitam possuir o acesso pelo @educar, basta clicar na imagem abaixo: 

O que é o Google Classroom?

O Google Classroom é um serviço gratuito feito especialmente para professores e alunos. Inicialmente criado para as escolas que fazem parte do projeto Google for Education, ele faz uso do serviço de armazenamento em nuvem Google Drive, a fim de que possam facilitar a relação entre os estudantes, os professores e os deveres de casa.
Uma vez que a turma esteja conectada, as tarefas passam a ser organizadas de forma online. Além dessa facilidade, esse aplicativo, que já pode ser utilizado também em aparelho celular, possibilita ao aluno tirar fotografias e compartilhar os arquivos de outros aplicativos com os seus amigos. Qualquer um dentro do grupo de aula poderá enviar arquivos PDF para o restante da turma pelo celular.

Como funciona o Google Classroom?

A ferramenta funciona, basicamente, como um sistema que gerencia todos os conteúdos, sendo mais um dos aplicativos disponibilizados pelo Google. O seu principal objetivo é facilitar e tornar simples a criação, a distribuição e a avaliação dos trabalhos.
Hoje o aplicativo já se encontra disponível, de forma gratuita, tanto nos navegadores web quanto nas formas de aplicativos para os sistemas Android e iOS. Graças à sua navegação otimizada, é possível utilizá-lo de qualquer dispositivo.

Funções do Google Classroom

Desenvolvido para pessoas que possuem projeto educacional e estão querendo reunir alunos em uma plataforma digital, o Google Classroom é bem simples de ser utilizado, e permite que você crie uma sala de aula, adicione os alunos por e-mail e elabores alguns deveres para compartilhar na agenda da sala. Ainda é possível que haja interação em tempo real com os alunos, estando dentro ou fora da sala de aula.
Entre os seus recursos do sistema de gerenciamento de conteúdo estão a anexação de links e arquivos relevantes. Ainda é possível destacar uma data para a conclusão das tarefas. Quanto aos alunos, eles poderão visualizar os conteúdos e as tarefas da sala de aula, além de poderem anexar o trabalho pronto e enviar ao professor por meio da ferramenta.
Uma vez criada, a sala de aula virtual possui três funções: mural, alunos e sobre. O “mural” é onde estão os acontecimentos das outras redes sociais. Nele estão as principais atividades da turma.

Grupo de educadores Google

A colaboração e troca de informações consistentes, importantes e verdadeiras traz valor à comunidade educacional. Pensando na segurança de pais, alunos, professores e escolas, os líderes do Grupo de Educadores Google e também os Google Innovators do Brasil se mobilizaram para organizar um conteúdo com fontes confiáveis sobre o COVID19 e como todos podem se organizar para trabalhar, ensinar e aprender remotamente com o apoio das ferramentas digitais que temos disponíveis.


O documento contém muita informação bacana e pode ser acessado no link: http://bit.ly/covid19gegbrasil

Além disso, o grupo de educadores Google de Ijuí está disponibilizando um grupo no Whatsapp para auxiliar professores em seus desafios educacionais e no ensino à distância, o grupo também é um espaço de integração, interação e troca de experiências. 


Para fazer parte da nossa comunidade clique aqui: https://chat.whatsapp.com/KA05gZy3lMYHmqxnQOltdK 


Separamos algumas dicas para auxiliar na criação de sua Sala de Aula Virtual:

1. Como acessar o Google Classroom:



2.  Como criar uma turma:

3. Como adicionar alunos:

 

4. Como exportar notas de uma turma:


 

5. Como funciona a pasta da sala no Google Drive:


 

6. Como usar a agenda Google da sua sala:

 

7. Como editar o que o aluno pode ou não fazer no mural:

 

8. Como funciona o mural:


9. Como adicionar material à sua sala de aula:

 

10. Como organizar os tópicos do seu mural:

 

11. Distribuindo tarefas para alunos específicos:

 

12. Introdução de atividade:

 

13. Desenvolvendo uma tarefa:

 

14: Dicas de como configurar a turma:

 

15: Entregando tarefas:

 

16: Reutilizando postagens:


16: Estratégias de Ensino online com o GSuite:


Confira as Palestras e Oficinas

Confira as Matrizes e Organização

Confira a Formação da 36ª CRE