Começam ciclos de formações pedagógicas de implantação da Escola Gaúcha



A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) promove, nesta terça e quarta-feira, 10 e 11 de março, o 1º Encontro de Formação de Implantação da política Escola Gaúcha. A cerimônia de abertura, ocorrida no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, reuniu mais de 300 assessores e chefias pedagógicas das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) para debater as novas diretrizes curriculares da Rede Estadual de Ensino e articular ações de aplicação do Novo Ensino Médio e da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Entre as dimensões propostas pela política Escola Gaúcha, estão pontos referentes à formação integral dos estudantes, organização curricular, práticas pedagógicas, gestão educacional, valorização dos profissionais da educação, infraestrutura escolar, avaliação, financiamento e regime de colaboração com os municípios.
A secretária adjunta de Educação, Ivana Flores, enalteceu a importância do engajamento dos docentes na implementação da Escola Gaúcha. “É a partir da liderança e do protagonismo do professor, e deste sentimento que move os educadores, que nós vamos construir esta política educacional no Estado do Rio Grande do Sul. Quero agradecer a presença dos representantes das CREs, que serão os multiplicadores desta ideia. Muito obrigado, bom trabalho e que este ano seja excelente para todos nós”, destacou.
Conforme o diretor do Departamento de Educação da Seduc, Roberval Furtado, a formação continuada da Escola Gaúcha prevê, em 2020, três encontros que irão capacitar as chefias pedagógicas das CREs, as equipes diretivas das instituições de ensino e os professores que atuam em sala de aula. “Nós trabalhamos na perspectiva dos multiplicadores. Hoje, temos aqui, 310 representantes. Ao logo da próxima semana, nós teremos em torno de 5 mil diretores e supervisores escolares de cada instituição da Rede que participarão das formações. No dia 27 de março, os estabelecimentos de ensino irão parar para trabalhar os currículos. Além disso, teremos em junho o segundo ciclo e em outubro o terceiro, que irá completar o processo de formação da Escola Gaúcha”, explicou.

Equipe da Seduc responsável pela formação pedagógica da implementação da Escola Gaucha
Equipe da Seduc responsável pela formação pedagógica da implementação da Escola Gaucha - Foto: Lucas Nogare


Programação
O evento, que segue até quarta-feira, 11 de março, irá trabalhar sobre as orientações das portarias 293/2019, 312/2019 e 313/ 2019, que dizem respeito à organização curricular, da padronização do registro dos resultados das avaliações dos alunos e da regulamentação do aplicativo Escola RS, que permite o acompanhamento em tempo real dos estudantes da rede estadual. Os encontros ocorrem em salas temáticas nas dependências da Seduc e do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff).
Fonte: Seduc RS

Confira as Palestras e Oficinas

Confira as Matrizes e Organização

Confira a Formação da 36ª CRE