36ª CRE promove em setembro o XVI Seminário de Tecnologia Educacional

 Evento será realizado durante três dias e contará com palestras e oficinas de práticas metodológicas


POR ISABELLA SANDER

O XVI Seminário de Tecnologia Educacional já está com as inscrições abertas. Promovido pela 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Ijuí, o evento será realizado nos dias 21, 23 e 25 de setembro, e contará com palestras e oficinas de práticas metodológicas. As atividades, que têm como objetivo difundir o uso durante as aulas de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), terão a participação de especialistas, professores, funcionários e universitários. Será oferecida certificação de 20 horas.

Clique aqui para fazer a sua inscrição.

Segundo o coordenador do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da 36ª CRE, professor José Augusto Fiorin, o seminário é um evento tradicional que, neste ano, foi desafiado a ser realizado no formato totalmente online, devido ao momento pandêmico. Por este motivo, o tema do ano é “Educação e tecnologia em tempos de pandemia: os desafios do analógico ao digital”.

“Entendemos que há necessidade de reinvenção dos docentes para adotar as tecnologias. Enquanto há esforço do governo para trazer as ferramentas e os espaços necessários para o uso dessas tecnologias, cabe aos NTEs discutir, instrumentalizar e capacitar professores, para que consigam desenvolver seus planejamentos de forma digital”, destaca Fiorin.

No total, serão quatro palestras e cerca de 20 oficinas de práticas metodológicas, com temas distintos. Um dos palestrantes é Diogo Mendes, educador Google e fundador do Grupo de Educadores Google de Ijuí. Outro participante confirmado é Márcio Machado, pós-doutor em Gestão de Territórios de Inovação e atual professor do curso Letramento Digital, oferecido no canal de YouTube TV Seduc RS. O evento também contará com a presença de Rogério Hansen, especialista em Marketing e cofundador do Projeto Empodera Digital. O quarto convidado é Nedisson Luis Gessi, mestre em Ensino Científico e Tecnológico e doutorando em Desenvolvimento Regional.

As oficinas de práticas metodológicas serão ministradas por professores da Rede Estadual de Ensino, que conhecem o cotidiano de sala de aula e vêm utilizando com êxito recursos tecnológicos em seu dia a dia. “Convidamos cerca de 20 professores para dar as oficinas. Não há limite de participantes e podem assistir ao seminário docentes de todas as Redes, funcionários de escolas, como secretários, alunos do Curso Normal e comunidade em geral interessada”, cita Fiorin.

O NTE considera o evento como um importante espaço de diálogo com a comunidade escolar, no qual são elaboradas conjuntamente metas de ações a serem desencadeadas, proporcionando apoio técnico e pedagógico para as escolas implementarem o uso das TICs em seus projetos. “Queremos que cada vez mais nos apropriemos do uso das tecnologias, contemplando a oportunidade que surge de contribuir com essa escola do futuro que está se formando agora”, pontua o coordenador do núcleo.

Durante as palestras e oficinas, serão proporcionados momentos de aprendizagem e contato com outras formas de ensinar e aprender, a partir de recursos inovadores oportunizados pela inserção da educomunicação no planejamento e na prática pedagógica do professor. No entendimento do NTE, esta inserção amplia as possibilidades de reencantamento de educadores e educandos pela construção significativa da aprendizagem, o que contribui com a formação do sujeito em sua totalidade.

Fonte: www.educacao.rs.gov.br

Confira as Palestras e Oficinas

Confira as Matrizes e Organização

Confira a Formação da 36ª CRE