Alunos da rede estadual são premiados em concurso literário promovido pela UNIJUÍ

Com o tema “Sustentabilidade e Vida Planetária: futuro pós-pandemia”, o concurso desafiava aos alunos escrever um conto ambientado em um tempo no futuro pós pandemia, tendo o meio ambiente como condutor da temática.

O Concurso Literário contou com a participação de estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas particulares, municipais e estaduais de toda abrangência da 36ª Coordenadoria Regional de Educação.

10 contos foram selecionados e dentre eles 4 alunos das escolas de abrangência da 36ª CRE foram selecionados

Em primeiro lugar a aluna Yasmin França Garcia do 9º Ano da E.E.E.F Rui Barbosa, sob orientação da professora Maria Fabiane Lima, com o conto “Humanidade”.

Em sexto lugar o aluno Leonardo Elias Spies Filipim do 8º Ano da E.E.E.F Rui Barbosa, sob orientação da professora Angela Knebel Michael, com o conto “A quarentena que não vemos”

Em oitavo lugar a aluna Isabela Bortolan Voltz do 7º Ano da E.E.E.F. Osvaldo Aranha, sob orientação da professora Sigrid Buchner do Amaral, com o conto “Era uma vez uma quarentena”

Em nono lugar a aluna Sthefany Schmidtke Olbrich do 6º Ano da E.E.E.F 6 de Agosto. Sob orientação da professora Sigrid Buchner do Amaral, com o conto “No meio de tudo”

Ao serem questionados quais foram suas inspirações para escreverem seus contos, cada um apresentou um processo criativo diferente, Yasmin do Rui Barbosa, afirma que se inspirou através de filmes futurísticos de ficção cientifica, onde os humanos já não habitavam mais o planeta terra, Leonardo, por outro lado, se inspirou em seus cães, que acostumados com seus donos em casa, como reagiriam quando as rotinas voltassem ao normal.  Isabela se guiou pela situação atual que é vivida nessa pandemia, enquanto Sthefany teve de inspiração o lugar onde mora, seus animais e também suas plantas.

Todos eles se mostraram bastante surpresos ao descobrirem que foram selecionados entre os 10 melhores contos, “Sou muito grata a minha professora, por ter tido paciência comigo e me estimulado a não desistir”, afirma a aluna Isabela. Yasmin relata que se sente muito grata pelo apoio que recebeu, Leonardo, aluno da mesma escola, reconhece que seu esforço valeu a pena. Sthefany vê isso como uma forma de incentivo “...agora sei que terei muito mais sucesso no meu estudo e com tudo isso me sinto ainda mais capaz. Além de ficar muito feliz em trazer este prêmio à minha Escola 6 de Agosto que me faz tão bem. ”

Todas as 10 redações premiadas serão gravadas no formato de um podcast (áudio) e serão vinculadas na programação da UNIJUÍ FM e em suas plataformas de streaming.


Aluna Yasmin  França Garcia com sua professora orientadora Maria Fabiane Lima e Diretora Sandra Weber 


Aluno Leonardo Elias Spies Filipim com sua professora orientadora Angela Knebel Michael e Diretora Sandra Weber


Aluna Isabela Bortolan Voltz com sua professora orientadora Sigrid Buchner do Amaral e representante da UNIJUÍ Cláudia


Aluna Sthefany Schmidtke Olbrich com sua professora orientadora Sigrid Buchner do Amaral, a Diretora Rosane Marquioro e a representante da UNIJUÍ Cláudia







Siga nossas redes sociais