ENCCEJA 2020 - Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos

 


O Encceja Nacional é uma avaliação para aferição de competências, habilidades e saberes de jovens e adultos, em nível de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, no dia 26 de dezembro de 2020, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital Nº 101, de 23 de novembro de 2020, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos – Encceja Nacional 2020

A participação no Encceja 2020 é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos, para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos, para o ensino médio na data de realização do exame, conforme estabelece o §1 e §2 do art. 38 da Lei Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996.

Entre os dias 14 e 20 de dezembro de 2020, os participantes podem justificar suas ausências na edição de 2019 do exame, se for o caso. Vale destacar que a justificativa dos inscritos que não compareceram à realização das provas do Encceja 2019 é obrigatória para a inscrição no Encceja 2020 , como prevê o Edital Nº 32, de 07 de maio de 2019, deve ser feita pelo endereço  eletrônico http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja . Após a aprovação da justificativa da ausência no Encceja Nacional 2019, o participante deve efetuar sua inscrição para o Encceja 2020. Do mesmo modo, o participante que não comparecer à aplicação das provas de todas as áreas do conhecimento em que se inscrever para edição de 2020 deverá justificar a ausência, se quiser fazer nova inscrição na edição de 2021 do exame. É importante lembrar que, nesse caso, a justificativa de ausência deverá ser realizada de acordo com as regras estabelecidas no edital do Encceja 2021.

O Encceja Nacional 2020 é estruturado a partir de Matrizes de Referência da Educação Básica. O Exame será constituído de quatro provas objetivas, por nível de ensino tanto no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, com questões de múltipla escolha e uma proposta de Redação. A novidade do Encceja 2020 é que os participantes  que optarem pela Área do Conhecimento que integra o Componente Curricular Língua Estrangeira Moderna, Língua Inglesa e Língua Espanhola, fará as provas dos dois componentes, não sendo possível optar por uma delas.

As provas do Encceja obedecem aos requisitos previstos na legislação em vigor para o Ensino Fundamental e Ensino Médio, permitindo que seus resultados sejam utilizados para certificação dos participantes pelas instituições certificadoras.

As inscrições começam em 11 de Janeiro de 2021, à partir das 10h e vão até dia 22 de janeiro de 2021 até às 23h59min (horários de Brasília - DF). Durante o mesmo período, os atendimentos especializados deverão ser solicitados. As inscrições do Encceja Nacional 2020 serão realizadas somente no endereço eletrônico  http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja

Salientamos a importância do participante ler e seguir o cronograma de datas estabelecidas no Edital do Encceja Nacional 2020.






Siga nossas redes sociais