Lives mostram possibilidade da plataforma de leitura Árvore

 

POR ISABELLA SANDER

Foram realizadas nesta terça-feira, 1º de dezembro, duas lives de capacitação nas quais foram apresentadas as funcionalidades da plataforma Árvore. Trata-se de um acervo de livros digitais organizado de forma interativa. O encontro das 10h tratou das possibilidades voltadas para os Anos Finais do Ensino Fundamental, enquanto o das 14h focou no Ensino Médio. Na quarta-feira, 2 de dezembro, às 14h, haverá uma live de tira-dúvidas da Árvore. Clique aqui e preencha o formulário com suas dúvidas sobre a plataforma.

As capacitações do ciclo de formações ocorrerão até o dia 3 de dezembro e envolverão momentos de orientações de acesso às ferramentas e tira-dúvidas. As transmissões serão realizadas sempre pelo canal do YouTube TV Seduc RS e pela página da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) no Facebook, sempre com mediação da diretora do Departamento Pedagógico, Letícia Grigoletto.

Para a diretora do Departamento Pedagógico, a leitura, além de aprimorar os conhecimentos e estimular a criatividade, desenvolve vocabulário, raciocínio e interpretação. “Através da leitura, tem-se a possibilidade de transcender as fronteiras da imaginação e viajar por diversos universos sem sair do lugar, permitindo a expansão de si mesmo e dos nossos universos pessoais”, afirmou, destacando que a leitura pode transformar as aulas também.

A gestora pedagógica da Árvore, Leticia Reina, relatou que sua intenção não é realizar encontros meramente técnicos, mas sim apanhados dos recursos existentes na plataforma que podem ajudar o educador em sala de aula. “Atendemos a uma demanda de jovens que têm não amo um dispositivo e, nele, já consomem diversos conteúdos digitais, de forma dinâmica e interativa. Nossa plataforma entrega conteúdos relevantes, curados e de qualidade para esse leitor em potencial, que também demanda autonomia para fazer suas escolhas”, relata.

Para tornar mais palpáveis as possibilidades da ferramenta, as lives tiveram dos convidados: Daniela Ferrari, diretora da Escola Municipal Prefeito Guerino Massolini, de Serafina Corrêa, e Andrios Bemfica, diretor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Tramandaí, que contaram sobre sua experiência com a Árvore.

Anos Finais

A plataforma foi apresentada a Daniela pela Secretaria de Educação de Serafina Corrêa e imediatamente aceita. Desde então, coordenadores da Árvore participaram da implementação da plataforma na escola. A diretora da Guerino Massolini lembra que, quando o recurso foi apresentado aos professores, surgiram alguns receios sobre como o acervo seria utilizado, mas, aos poucos, os docentes foram experimentando a ferramenta com seus alunos. “Foi bem interessante, porque fomos aprendendo juntos e descobrindo todo o potencial que poderíamos explorar na Árvore”, conta, ressaltando um projeto sobre multiculturalismo no qual a plataforma foi muito consultada para buscar.

Durante a pandemia, a ferramenta foi ainda mais importante, segundo Daniela. “Pela dificuldade de acesso ao livro físico, termos essa gama de materiais facilita, tanto para atividades escolares como para o lazer dos alunos”, observa.

A diretora conta que uma estudante, Júlia, do 2º ano do Ensino Fundamental, já figurou em segundo lugar no ranking nacional entre os maiores leitores da plataforma, e outro aluno, Diogo, do 5º ano, também já apresentou desempenho louvável. “Os estudantes têm interesse e exploraram bastante a plataforma. Eles vão somando pontos e competindo com os colegas da turma, querendo que seu nome apareça no ranking também.”

00:00:00/00:00:00

Como a leitura pode transformar sua aula

Como a leitura pode transformar sua aula Crédito: TV Seduc RS

 Ensino Médio

A chegada da plataforma à Rede Municipal de Tramandaí se deu em meio à pandemia, conforme Andrios Bemfica, diretor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação da cidade. Assim como na escola de Serafina Corrêa, a primeira reação foi de surpresa e alguma negação da ferramenta, mas, ao longo das experimentações de professores e alunos, ela se tornou um recurso imprescindível para manter o trabalho pedagógico nas instituições de ensino.

“A Árvore se tornou uma importante ferramenta de interação entre as turmas e os docentes e de incentivo à leitura. A plataforma agregou muito às propostas de ensino, quando os educadores passaram a se aventurar nela”, pontua Bemfica.

O diretor pedagógico considerou o recurso muito intuitivo, amigável e de fácil utilização, e elogiou o suporte oferecido pela Árvore. “Em Tramandaí, entendemos que a formação de um cidadão mais crítico, consciente, responsável, com capacidade de argumentação e expressão de ideias passa pela formação de um cidadão leitor. Por isso, uma plataforma como a Árvore é um importante espaço para garantir isso, seja no ensino presencial ou remoto”, avalia.

00:00:00/00:00:00

Live Árvore: Como a leitura pode transformar sua aula

Live Árvore: Como a leitura pode transformar sua aula Crédito: TV Seduc RS

Árvore

A plataforma Árvore de Livros disponibiliza mais de 30 mil livros para ler quando e onde quiser, de forma gamificada, que oferece para crianças e jovens uma forma ainda mais divertida para desenvolver habilidades e repertório de leitura. Além disso, a ferramenta oferece recursos de apoio ao educador para ajudar nas intervenções com os alunos.

Confira a programação

02/12 - 10h / Tira Dúvidas Elefante Anos Iniciais
02/12 - 14h / Tira Dúvidas Árvore - Anos Finais e Médio
03/12 - 10h / Lançamento aos Estudantes Elefante Anos Iniciais
03/12 - 14h / Lançamento aos Estudantes Árvore Anos Finais e Médio

Fonte: SEDUC RS

Siga nossas redes sociais