36ªCRE Realiza web de Orientações sobre o Ensino Híbrido 2021

        No dia 19 de março de 2021 foi realizada uma web reunião através da plataforma Google Meet com a presença dos Diretores e Coordenadores Pedagógicos das escolas de abrangência da 36ª CRE. O tema trazido em pauta foi o Modelo de Ensino Híbrido para 2021 e as orientações tiveram como objetivo sanar dúvidas presentes e também esclarecer as diferenças entre o modelo de 2020 e 2021.    


      Nessa web, a Coordenadora Regional Interina Eveline Eberle orientou sobre o papel da Gestão Escolar e suas atribuições no atual contexto pandêmico, ressaltando a importância de garantir que todos os estudantes tenham acesso às aprendizagens, respeitando suas especificidades.

       Na oportunidade, foi discutido também sobre o Plano de Ação Pedagógica Complementar para o atendimento dos estudantes, que deve estar em conformidade com os protocolos de segurança sanitária e pelas orientações emanadas pelo documento orientador. Foi enfatizado sobre o acompanhamento do processo de “busca ativa” dos estudantes que começa desde o início do ano letivo, bem como do monitoramento do registro no Sistema ISE.


      A Coordenadora Pedagógica Rosane Bieler Menezes destacou sobre o papel fundamental da coordenação e orientação pedagógica no contexto híbrido de ensino. Segundo ela, cabe à coordenação pedagógica supervisionar e contribuir no planejamento docente, acompanhando as tarefas enviadas aos alunos, fazendo a mediação sempre que for necessário. Além disso, devem procurar cada professor dando apoio, orientando e sugerindo metodologias com uso de tecnologia para facilitar a gestão da aprendizagem. Já a orientação, deve trabalhar em sintonia juntamente com a direção e a coordenação para a solução de problemas. A orientação, de acordo com a coordenadora pedagógica, deve ser o elo entre educadores, alunos e a comunidade escolar facilitando as interações dos estudantes com suas famílias apoiando por meio da escuta e acolhimento.


       Para finalizar, foram repassadas orientações acerca do planejamento pedagógico dos professores, da organização da carga horária envolvendo as atividades síncronas e assíncronas, da Matriz de Referência e sobre a Avaliação Diagnóstica.











Siga nossas redes sociais