Coordenadoria deu início ao Ciclo de Formações do Novo Ensino Médio

Na manhã de quarta-feira, 14 de abril, teve início na 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) o Ciclo de Formações do Novo Ensino Médio que contará com diversos encontros no decorrer dos próximos meses.

A Formação contou com a presença de equipes diretivas das escolas de Ensino Médio de abrangência da 36ªCRE, sendo que 10 delas já estão experienciando a vivência do Novo Ensino Médio. Participaram também, o Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal (SMED) de Educação e Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (IMEAB), uma vez que o Instituto também irá oferecer a nova modalidade a partir de 2022.

A Web Formativa de hoje contou com a ilustre presença da Secretária de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, a Professora Raquel Teixeira e do Gerente Executivo de Educação do SESI, o Professor Wisley Pereira, que conduziu a palestra sob o tema “O Novo Ensino Médio: mudanças para escolas, estudantes e famílias”.

O professor Wisley Pereira explicou as principais alterações, como a ampliação progressiva da carga horária e a flexibilidade do currículo organizado em duas partes: a formação geral básica (obrigatória a todos os estudantes) e os itinerários formativos (em que o estudante escolhe uma trilha formativa de uma área ou de áreas integradas, nas quais aprofundará seus estudos em temas específicos).

Foi um momento riquíssimo de grande aprendizado, ressaltando o incentivo ao protagonismo juvenil que se mostra também na escolha dos itinerários formativos do Novo Ensino Médio, assim como o desafio de preparar os alunos para fazerem suas escolhas e também preparar os professores para essa mediação.  





Siga nossas redes sociais