1º Ciclo de Formação de Professores para uso de Tecnologias Digitais de Ensino foi concluído.

As atividades do 1º Ciclo de Formação de Professores para uso de Tecnologias Digitais de Ensino, que tiveram início no mês de abril, foram concluídas no início de junho.

A capacitação foi ministrada pela professora Fernanda Miranda do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e visou qualificar os docentes em suas práticas, tanto para aulas síncronas e/ou assíncronas, a fim de qualificar o ensino no modelo híbrido, em vigor desde o início da pandemia.

Cerca de 250 professores participantes do projeto, eles aprenderam a trabalhar com as mais diversas ferramentas, entre elas a Padlet, criação de QrCode, ferramentas da plataforma Google e o editor online Canva.

A palavra-chave é Conectividade!

Abaixo, podemos prestigiar um pouco do trabalho produzido pelos professores durante o ciclo de formação.

 

PADLET

Uma das atividades desenvolvidas no 1º Ciclo de Formação de Professores para uso de Tecnologias Digitais de Ensino, envolveu a ferramenta Padlet,
que permite a criação de um mural virtual para compartilhar materiais produzidos, acessíveis através de um navegador de internet no computador ou aplicativo de celular.



PLATAFORMA GOOGLE

A plataforma Google é composta pelas mais diversas ferramentas e durante o Ciclo de Formação, algumas delas foram trabalhadas com os professores.

Através do Google Jamboard, Google Documentos e Google Apresentações, os professores criaram diversos materiais colaborativos. Já pelo Google Planilhas, utilizaram tabelas com funções e formatações para auxiliar no planejamento de suas aulas.

No Google Drive, relembraram as funções de upload e compartilhamento de arquivos e suas configurações. Por fim, no Google Meet, foi introduzido diversas extensões, que adicionam novas funcionalidades para as reuniões realizadas por vídeo através da plataforma.




CANVA, BIBLIOTECA VIRTUAL DE IMAGENS, QR CODES

O Canva é uma ferramenta editora multifuncional, permitindo a criação de diversos materiais gráficos. Durante o Ciclo de Formação, a plataforma foi utilizada para o desenvolvimento de Infográficos, que são documentos digitais que permitem vincular e direcionar o aluno para uma página referente ao assunto que é trabalhado naquele material.

Outro recurso aprendido é o uso do QR Code, ou também Código QR, o funcionamento dele é igual a leitura de um código de barras de um boleto, por exemplo, que ao ser escaneado utilizando a câmera de um telefone celular, irá direcionar a pessoa outro domínio, podendo ser um texto, uma página da internet, um e-mail; as possibilidades são enormes.

Foi trabalhado também o uso de bibliotecas virtuais, que possuem recursos visuais para que os professores possam agregar conteúdo na hora da confecção de seus materiais





Siga nossas redes sociais