Professores da Rede Estadual motivam seus alunos a escreverem para o 14º Concurso de Redação

 



Texto adaptado de Jornal da Manhã

Escolas do município estão buscando formas alternativas para trabalhar o tema do 14º Concurso de Redação do Jornal da Manhã e Rotary Club de Ijuí “Quando tudo isso passar...”. Um dos métodos que tem conquistado os alunos foi proposto pela professora Senhorinha da Silva Goi.

Lecionando para várias turmas e aproveitando as plataformas digitais para aulas remotas, a professora produziu materiais além dos apresentados pelos promotores do evento, com objetivo de motivar os alunos.

“Sendo professora regente da turma do 9º ano e que ficou sem professor de Língua Portuguesa por um período, senti na obrigação de ajudá-los, pois como professora de Matemática estou realizando um trabalho interdisciplinar com o incentivo e apoio da Equipe Pedagógica da Escola, em função da minha formação de pós-graduação ser em interdisciplinaridade”, disse destacando que os alunos gostaram muito, sentiram vontade de participar desde o começo. “Na busca de motivação da turma para a escrita da redação, lancei mão das tecnologias que aprendi na formação ofertada pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Ijuí, ministrado pela professora Fernanda Miranda. Construí um infográfico interativo, sobre a temática, utilizando imagens, direcionando para outras páginas que dão inspiração para sonhar, o que pode acontecer ou se espera que aconteça no pós-pandemia, leitura de artigos relacionados, despertando interesse e criatividade para formulação de boas ideias para um texto bem elaborado”, conta sobre sua iniciativa com os alunos.

Para Senhorinha, a educação vive um momento muito desafiador para todos os professores que estão se reinventando a cada dia, para atender melhor os estudantes. “Os alunos adoraram a apresentação do tema na forma de infográfico interativo, apesar de muitos estarem distantes da escola e de nós, estão procurando escrever e reescrever suas ideias perante o assunto. Tem dado bom resultado, despertar para o mundo das letras, que de uma maneira ou outra está presente em todas as áreas do conhecimento, inclusive da própria matemática. Desde a interpretação de situações problemas para obter bons resultados, precisamos de bons leitores e consequentemente bons escritores”, avalia.

Alunos de escolas públicas e privadas de abrangência da 36ª CRE, os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio podem participar do concurso de redação. As redações devem ser encaminhadas nas escolas até o dia 28 de julho. O regulamento e a folha de texto estão disponíveis nos canais digitais do Jornal da Manhã, Smed e 36ªCRE. 

Clique aqui para acessar o Regulamento e Folha de Texto do 14º Concurso de Redação

Siga nossas redes sociais