Sensibilizando para o Cuidado com o Meio Ambiente

        

 A Escola Estadual de Ensino Fundamental Ijuí propôs para o mês do meio ambiente um trabalho de sensibilização e conscientização visando resgatar a importância do cuidado com o meio ambiente e todas as suas formas de vida, para a geração atual e futura.

Dentre as atividades desenvolvidas destacam-se: a representação de um ecossistema de floresta, utilizando animais empalhados, plantas, materiais coletados da natureza, TNT e papel pardo; a utilização da personagem “Emília” do Sítio do Pica-pau Amarelo para chamar a atenção com relação ao nosso papel, às nossas ações frente ao meio ambiente.

Assim, os alunos e os professores do Fundamental I e II observaram o ecossistema representado e refletiram sobre as suas ações diante do meio ambiente, ouvindo as informações e assistindo um vídeo feito na própria escola com as turmas do 1º e 5º ano sobre o ecossistema representado.


A personagem Emília, por sua vez, foi utilizada com os alunos do Fundamental I para mostrar a nossa responsabilidade em preservar o meio ambiente, suas formas de vida e seus recursos naturais. O objetivo do trabalho foi mostrar que a Educação Ambiental pode ser feita de forma lúdica, divertida e significativa, utilizando-se de vários instrumentos como contação de histórias, vídeos, músicas...

O Fundamental II, por sua vez, trabalhou os temas relacionados ao meio ambiente, enfatizando o desenvolvimento sustentável, os 5 Rs, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a Pegada Ecológica, a Biofilia, o ciclo da água e a separação de resíduos sólidos. Neste trabalho, envolveram-se as os componentes curriculares de Ensino Religioso, Arte, Projeto de Vida, Língua Inglesa e Ciências. Dentre as atividades realizadas estão: construção da flor da sustentabilidade, montagem de painéis com figuras de revistas, leitura e discussão de textos. Algumas atividades como a retomada do plantio na horta escolar e a separação correta dos resíduos dentro da escola, serão ações posteriores dentro de projetos específicos na área de Educação Ambiental.  

Siga nossas redes sociais