E. E. E. F. Osvaldo Aranha utiliza do folclore para o Projeto Pedagógico do segundo semestre.




Refletindo acerca das diferentes linguagens que constituem as crianças, as professoras do Ensino Fundamental I, da E.E.E.F Osvaldo Aranha, escolheram como temática que norteia o projeto pedagógico do segundo semestre, o folclore e suas diversas possibilidades de investigação e pesquisa, possibilitando que as turmas adquiram um repertório cultural rico e significativo, exercendo assim o protagonismo infantil, que oportuniza que cada educando questione, crie hipóteses e responda as perguntas que surgirem ao longo do projeto.


Para dar início ao processo de investigação, as turmas do 1º ao 5º anos, foram recepcionadas no dia quatro de agosto, com uma instalação de obras de arte do artista Ivan Cruz, que explora através do colorido das pinturas, o universo das brincadeiras infantis.


Cada turma teve a oportunidade de conhecer uma parte do trabalho do artista, apreciando as reproduções das obras de arte de Ivan Cruz. Durante a visita a instalação, algumas expressões como “quando crescer, quero ser pintor” ou “as crianças das obras não tem rosto” ou ainda “eu já brinquei dessa brincadeira”, puderam ser ouvidas.


Na sequência, cada turma explorou as obras em sala de aula, através de diferentes maneiras, como confecção de brinquedos, pesquisas com as famílias, releitura das imagens com recorte e colagem, além de envolver outras linguagens, como a música, a expressão corporal e a oralidade.



Concluindo a primeira parte do projeto, as turmas apresentaram os resultados de suas investigações no seminário “Conhecendo o universo das brincadeiras”. Cada turma, juntamente com sua professora, organizou uma forma de apresentar suas descobertas e contribuir com a aprendizagem dos demais colegas, pois a escola acredita que “é nas interações entre as diferentes idades, que as crianças tem a oportunidade de construir novos conceitos e conhecimentos. ”


Segundo o coordenador pedagógico Adalberto Freire “Ao apresentar as obras do artista Ivan Cruz aos alunos os professores buscaram trabalhar habilidades de interpretação, imaginação e criatividade. Sabe-se que através do trabalho com obras de arte em sala de aula, as crianças ampliam a visão e conhecimento do mundo. É importante destacar, que este trabalho foi realizado com muito envolvimento e planejamento, assim, com essas obras os professores puderam explorar: linhas, formas geométricas, texturas, figura fundo, cores e os demais elementos artísticos, além do resgate de brincadeiras antigas. O trabalho foi muito rico e propiciou várias aprendizagens. ”

Texto: E. E. E. F. Osvaldo Aranha


#somostodos36cre

Siga nossas redes sociais