E. E. E. Fundamental Chico Mendes retoma as atividades do Projeto Escola Aberta para a Cidadania

O sábado, 25 de setembro, foi marcado pela retomada das atividades do Projeto Escola Aberta para a Cidadania, na E. E. E. F. Chico Mendes. O momento contou com diversas oficinas e atividades programadas, entre elas: confecção de máscaras, jogos online para adolescentes, contação de histórias para crianças, atividades recreativas, apresentação teatral, brechó gratuito, confecção de sabão, entrega de boletins, encaminhamento de carteiras de trabalho pelo SINE de Ijuí, verificação de pressão arterial pelos acadêmicos dos cursos de enfermagem da Unijuí e sorteio de prêmios.


O Programa Escola Aberta para a Cidadania possibilita a abertura da Escola à comunidade aos finais de semana, desenvolvendo oficinas planejadas de acordo com as peculiaridades e necessidades das escolas públicas estaduais, priorizando o protagonismo juvenil, a integração da escola com as famílias dos alunos e a comunidade, redução da evasão escolar e dos índices de violência, contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura para a paz.


Na 36ª CRE, quatro escolas aderiram ao Programa Escola Aberta para Cidadania, E. E. E. M. Joceli Correa de Jóia, C. E. Catuípe de Catuípe, E. E. E. F. Luiz Fogliatto e E. E. E. F. Chico Mendes de Ijuí.


Considerando a pandemia causada pelo vírus COVID-19, o Programa precisou ser ressignificado, passando assim a ser realizado em modelo híbrido a partir do desenvolvimento de conteúdos e criação de ambientes no espaço virtual.


O Programa é desenvolvido nos finais de semana, com oficinas em diversas áreas e por iniciativa da 36ª CRE, nasceu o projeto Mover Cidadão: Saúde, Trabalho e Solidariedade, a fim de mobilizar a Comunidade escolar e promover mini ações sociais em parceria com empresas, município e organizações não governamentais.

Até momento já ocorreu:

  • Mover Cidadão Saúde no Colégio Estadal Catuipe, com o Lions Club de Ijuí, Secretaria da Saúde e Igreja Batista Nacional.
  • Mover Cidadão Trabalho na Escola Chico Mendes com o SINE como principal parceiro e a Igreja Batista de Ijuí. Mais ações já estão programas para ocorrer nas próximas semanas e podem ser conferidas logo abaixo:

Siga nossas redes sociais